Entre os dias 10 e 12 de outubro, a FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, volta a ser palco de mais uma edição do Portugal Smart Cities Summit. Promovida pela Fundação AIP, esta nona edição promete muitas novidades no âmbito das “smart cities”.
Afirmando-se já como o maior Marketplace nacional na promoção de networking e na criação de oportunidades de negócio, o Portugal Smart Cities Summit vai promover múltiplos encontros e debates sobre os temas atuais relacionados com as cidades do futuro.
O dia 10 de outubro, primeiro de encontro, vai abrir com a Conferência “Autarquias, Empresas e Cidadãos “ e, à semelhança da edição anterior, são esperados centenas de autarcas, que para além de participarem nas conferências, vão ter a oportunidade de conhecer as novidades apresentadas pelas diversas empresas expositoras presentes no evento.
Ao longos dos dias, serão ainda abordados outros temas como Financiamento público e privado, transformação digital, transição energética e sustentabilidade, saúde e bem-estar nas Smart Cities, smart mobility, oportunidades no sector da água, resíduos, ambiente, cyber security, sustentabilidade e Smart Cities.
A presença dos Municípios no Portugal Smart Cities Summi tem uma dupla vertente. Por um lado, participam na exposição apresentando as soluções tecnológicas mais avançadas para um desenvolvimento sustentável das suas cidades, e por outro, encontram neste evento novas soluções e parcerias para implementar a sua estratégia.
Numa nota divulgada à imprensa, a organização revela que a dimensão internacional do Evento é outra das fortes apostas desta edição, quer ao nível dos expositores, quer ao nível de visitantes. Para além do País convidado e da Cidade convidada, a anunciar brevemente, o evento conta já com uma forte representação de empresas expositoras provenientes de outros mercados com especial destaque para a China, com a participação oficial da Hungria e de Taiwan. Estão igualmente previstas várias missões empresarias de visitantes do continente africano.
O Portugal Smart Cities Summit, realiza-se em simultâneo com o Segurex, o Salão Internacional da Protecção, Segurança e Defesa.