O Portugal Smart Cities Summit decorreu entre os dias 11 e 13 de outubro na FIL-Feira Internacional de Lisboa. Esta oitava edição, promovida pela Fundação AIP, registou nos três dias de evento a presença de cerca de 10 mil participantes, entre os quais se destacam mais de 140 autarcas, que participaram nas conferências e tiveram a oportunidade de conhecer as novidades apresentadas por mais de uma centena de empresas expositoras presentes no certame.
No que respeita aos visitantes, o Portugal Smart Cities Summit teve um incremento de 25% e de 50% em expositores, face à última edição, reflexo não só do crescimento do mercado das soluções para as Smart Cities, mas também que há cada vez mais autarquias atentas às mudanças tecnológicas.
“A dinamização de negócios entre as empresas participantes e os profissionais do setor foi plenamente alcançado. O Portugal Smart Cities Summit é o maior marketplace nacional que reúne todos os setores fundamentais para as Smart Cities, nomeadamente governação, mobilidade, energias, IT & IOT, água, resíduos e ambiente, cibersecurity, saúde e bem-estar”, afirma Elisabete Martins, gestora do evento.
Um dos pontos altos do Evento, segundo uma nota divulgada à imprensa, foi o almoço de Autarcas, no qual se registaram mais de 140 presidentes e vereadores, incluindo Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, cidade anfitriã do Evento.
Lisboa, Loures, Amadora, Sintra, Seixal, Torres Vedras, Coimbra, Fundão, Vila Nova de Gaia, Figueira da Foz, foram as Autarquias com presença na exposição, a par do arquipélago da Madeira, Região convidada do Portugal Smart Cities Summit.
De realçar ainda a dimensão internacional do Portugal Smart Cities Summit 2022, que nesta edição contou com a participação de uma delegação da BUSINESSMED (União das Confederações Empresariais do Mediterrâneo), a qual levou a cabo a Conferência “Euro-Med-African Solutions for theEnergyTransition”. Outrasentidadesreconhecidasinternacionalmente,aBaNBusinessasNature – Associação para a Produção e Consumo Sustentável e a Economia Circular (BasN) – e a Common Home of Humanity, levaram a cabo sessões sob o tema “As Cidades pelo Património Comum”.
Destacam-se as participações diretas da Hungria e do Reino Unido, com uma forte presença empresarial, tendo estado igualmente representados os seguintes países: Espanha, França, Hungria, Tunísia e os Emirados Árabes Unidos. O Portugal Smart Cities Summit recebeu a visita de Delegações empresariais provenientes de Cabo Verde e Cuba.
A data do Portugal Smart Cities Summit 2023 será anunciada em breve.