O Portugal Smart Cities Summit regressa de 11 a 13 de outubro a Lisboa. A FIL – Feira Internacional de Lisboa será palco de mais uma “edição de referência” sobre as cidades inteligentes. Para esta edição, estão asseguradas muitas novidades, soluções diferenciadoras e partilha de conhecimento e networking. Um programa vasto e diverso, reforçado com um painel de peritos oradores, são as garantias dadas por Elisabete Martins, gestora do Portugal Smart Cities Summit 2022. Hoje, o dia é dedicado às novidades que esta edição tem reservado para todos os participantes e interessados por “smart cities”.
A edição 2022 ficará na memória pelas inúmeras novidades, quer na área da exposição, quer nos painéis a serem abordados no ciclo de Conferências: “Uma das grandes vantagens de contar com um parceiro como a NOS reside na garantia de termos sempre presentes as soluções tecnológicas mais avançadas”. Enquanto parceira estratégica, a NOS tem uma “participação muito ativa no evento”, reflexo da sua ambição de “tornar todas as autarquias portuguesas mais inteligentes e liderar implementação de soluções de transformação digital potenciadas pelo 5G”, contribuindo para “um país mais sustentável, seguro, eficiente, competitivo e digital”, destaca a responsável. Além disso, esta parceria vai permitir aos visitantes conhecerem o “alargado portfólio de soluções 5G, de transformação digital ou para Smart Cities”, bem como a “capacidade técnica e operacional de as implementar” que a NOS beneficia: “Este ano, a NOS vai escalar esta mesma mostra, através de um palco dedicado a demonstrações com agenda própria. No dia 13 de outubro, vai ainda liderar o painel de conferências sobre Smart Cities”, adianta a gestora.
Relativamente a oradores e programa, Elisabete Martins assegura que estarão em cima da mesa os “grandes temas que constituem os grandes desafios com que as cidades se deparam”, desde as “alterações climáticas, à energia ou à mobilidade”. Assim, entre as conferências já agendadas, destacam-se as sessões “Financiar a transformação verde e digital das cidades, por um Portugal mais sustentável”, “Transição Energética: Produção, Autossuficiência, Armazenamento e o Cidadão”, “A Transformação Digital e a Segurança Cibernética nas Smart Cities” e “…o clima, património comum e valorização…”. Também a “Cimeira dos Autarcas”, que abre o primeiro dia do Evento, colocará no mesmo espaço Autarquias de Norte a Sul do País a debaterem o futuro das cidades. Ao nível de oradores, a gestora do evento afirma que, tanto os nacionais como os internacionais, foram escolhidos como sendo “peritos” nos temas abordados e, dessa forma, capazes de partilhar “conhecimento e experiências relevantes” para todos os participantes.
As últimas edições já têm registado um forte crescimento ao nível de expositores, pelo que a de 2022 não será exceção: “Prevemos um crescimento na ordem dos 50 % face à edição anterior”. Destaque para a presença forte das Autarquias, Entidades públicas e privadas nacionais e internacionais, bem como Instituições de Ensino Superior e Secundário, Ensino Académico e Científico. Também as Empresas e Startups tecnológicas ligadas aos clusters da Mobilidade Inteligente, Energias, IoT, Ambiente e Sustentabilidade, Água, Resíduos, Inteligência Artificial, Cibersegurança e BigData estarão bem representadas durante os três dias.
Tal como na edição anterior, o Portugal Smart Cities vai assegurar a transmissão online das sessões através do canal de Youtube da FIL. Já a participação presencial nas conferências é sujeita a inscrição prévia no website do evento e de acordo com a disponibilidade das instalações.
Entre os dias 11 e 13 de outubro, as portas da FIL estarão abertas entre as 9h30 às 19h00. A Área Exposição terá como horário de abertura às 10h00 e de encerramento às 19h00.
Todas as informações adicionais sobre o Portugal Smart Cities Summit 2022,, podem ser consultadas através do website oficial.