A Ambiente Magazine foi media partner na 9.ª edição da Portugal Smart Cities Summit, que decorreu de 10 a 12 de outubro, no Pavilhão 4 da FIL – Feira Internacional de Lisboa – e esteve à conversa com algumas empresas presentes, como é o caso da Valorpneu, sob a figura de Sara Duarte Silva, responsável de marketing e comunicação.
- Qual o objetivo da participação na Portugal Smart Cities Summit?
Este é o primeiro ano que a Valorpneu participa. Nunca viemos a um evento com estas características, mas achamos que era importante promover as diversas utilizações que podemos dar aos pneus usados, ao granulado de pneu. Assim, estamos junto dos stakeholders, dos municípios, das pessoas que têm mais poder de decisão. Para quem não sabe, as diversas aplicações dos pneus são para pavimentos, parques infantis, ginásios, e agora também temos as misturas betuminosas, que é juntar este granulado com cimento ou betão e usar na construção, pavimentos, barreiras acústicas de autoestradas, arte.
- Qual o feedback da 9.ª edição?
Fazemos uma balanço positivo, temos tido bastantes pessoas interessadas, até de outros países que perguntam como é que gerimos este sistema e que não têm este tipo de sistema implementado no seu país, mas que pretendem fazê-lo no futuro. Isto, para nós, é um motivo de orgulho porque fazemos isto há 20 anos e é um trabalho que está a dar frutos.
- Prevê que a feira traga mais interessados ao projeto da Valorpneu?
Sim. Muita gente não sabe todas as aplicações dos pneus usados e queremos divulgar isso.
- Qual tem sido a estratégia de promoção da empresa, para além deste evento?
Tivemos há duas semanas num evento organizado pelo Portugal Mobi Summit – aí tentamos estar mais perto da população e do público em geral porque uma das nossas mensagens, a transmitir desde crianças a adultos, é de terem cuidado com os seus pneus – ao ter cuidado com os pneus do meu veículo (medir a pressão regularmente, usar o pneu indicado) consigo prolongar a vida do pneu e isso faz com que demore mais tempo a tornar-se em resíduo.