Portugal passa a integrar programa mundial de reflorestação
Portugal passou a fazer parte do conjunto de 15 novas regiões do mundo escolhidas para integrar o programa Priceless Planet Coalition da Mastercard, que tem a missão de plantar 100 milhões de árvores em todo o mundo até 2025.
Em Portugal, vão ser reflorestados 37 hectares em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, através da plantação de Pinheiros-Bravos (78%), Sobreiros (14%) e Medronheiros (8%). No total, são 18 os locais de reflorestação e estão dispersos geograficamente: Camboja, China, Filipinas e Austrália, na região da Ásia-Pacífico; Colômbia, Brasil, México e Guatemala, na América Latina; Madagáscar, República Democrática do Congo, Malawi, Emirados Árabes Unidos e Quénia no Médio Oriente e África; Portugal, Escócia, França e Espanha na Europa, pode ler-se numa nota, divulgada à imprensa.
Tal como indica a Mastercard, o alargamento do projeto a novas geografias deve-se aos “progressos efetuados na reflorestação que está já a ser feita na Austrália, no Brasil e no Quénia”.
Sendo a reflorestação reconhecida pela comunidade científica como uma das formas mais impactantes e eficientes de combater as alterações climáticas, o Priceless Planet Coalition não está focado apenas na plantação de árvores, mas na reflorestação de florestas, em lugares onde esta é mais necessária e tem maior potencial de causar um impacto positivo nas alterações climáticas, biodiversidade e comunidades. “O Programa é liderado pelos parceiros Conservation International e World Resources Institute, e segue, de forma rigorosa e científica, as melhores práticas para identificar os novos locais de reflorestação, selecionar as espécies de árvores mais apropriadas e garantir a saúde da floresta a longo prazo, através de uma monitorização permanente”, precisa a mesma nota.
“O Priceless Planet Coalition está focado em dar uma resposta à urgente à crise climática global, reflorestando as árvores mais apropriadas nos lugares com maior impacto”, explica Jorn Lambert, diretor digital da Mastercard, acrescentando que “ao colaborarmos com a rede global de parceiros que integra o Programa, podemos expandir ainda mais o nosso trabalho de reflorestação e criar uma ação coletiva para o planeta”.
Criar uma ação coletiva de combate às alterações climáticas
O Priceless Planet Coalition reúne empresas, comunidades e consumidores com o objetivo de combater as alterações climáticas e integra, atualmente, mais de 100 parceiros em todo o mundo, incluindo comerciantes, fintechs e bancos globais com práticas sustentáveis. Cada um dos parceiros tem vindo a apoiar o financiamento deste esforço de reflorestação através de campanhas que incentivam as pessoas a realizar iniciativas amigas do clima ou a fazer contribuições diretas através de uma plataforma de doação.
“Há um crescente reconhecimento da importância de investir na preservação e reflorestação do mundo natural para combater as mudanças climáticas”, salienta Bo Lidegaard, historiador, diplomata, ex-negociador de mudanças climáticas e consultor da Priceless Planet Coalition, destacando que “o Priceless Planet Coalition foi criado de forma a maximizar o impacto para o planeta, está enraizado firmemente nas melhores práticas científicas e segue um planeamento e monitorização do mais alto nível.”
Criar uma economia mais sustentável
A Mastercard está comprometida em construir um mundo mais inclusivo e sustentável com uma economia digital que funcione para todos, em qualquer lugar, através de inovação e de parcerias idóneas. Recentemente, a empresa antecipou o seu cronograma de emissões zero para 2040 e fez alterações no seu modelo de compensação executiva, ligando-o a três prioridades globais ambientais, sociais e de governança (ESG), incluindo a neutralidade de emissões de carbono nas operações. Através do Laboratório de Inovação em Sustentabilidade Global, a Mastercard também está a desenvolver uma gama de produtos e de soluções que permitam um comércio mais sustentável, com mais escolha para os consumidores. Para saber mais sobre o Priceless Planet Coalition, visite PricelessPlanet.org.