Portugal marca presença no 9.º Fórum Mundial da Água
Diamniadio, em Dakar, no Senegal, acolhe entre esta segunda-feira, 21 de março, e a próxima sexta-feira, 25 de março, o 9.º Fórum Mundial da Água, que decorre sob o mote “Segurança da Água para a Paz e o Desenvolvimento”.
A APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) integra o grupo de trabalho delineado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática para dinamizar a presença portuguesa neste que é o maior evento à escala global dedicado ao setor.
Para além de se apresentar como uma oportunidade para apresentar as competências do setor português da água e contribuir para encontrar respostas sustentáveis para os desafios globais que o Mundo enfrenta, a participação nacional vai também dar visibilidade à língua portuguesa e promover o reforço dos laços de cooperação já existentes com muitas das nações africanas, pode ler-se numa nota divulgada pela APDA.
Esta edição do Fórum Mundial da Água, que se realiza pela primeira vez na África Subsaariana, é organizada pelo World Water Council (WWC) e pela República do Senegal, tendo contado com o contributo de cerca de 800 organizações, das mais diversas áreas e países. LoÏc Fauchon, presidente do WWC, resume o objetivo principal do evento numa frase “assegurar os recursos hídricos para garantir o direito à água para todos”.
A representar a APDA estão Rui Godinho, J. Henrique Salgado Zenha e Nuno Campilho, respetivos presidente e vice-presidentes.
A programação da presença portuguesa pode ser consultada aqui.