Portugal investe no setor da água em economias emergentes euroasiáticas
Decorreu, esta manhã, no pequeno auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a conferência “O setor da água em economias emergentes euroasiáticas: Geórgia, Montenegro, Tajiquistão e Sérvia”, promovida pela Parceria Portuguesa para a Água (PPA).
A Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (UNECE) realizou recentemente Avaliações de Desempenho Ambiental (EPR – Environmental Performance Reviews) a estes mercados, enquadrados na sua área de intervenção, que tiveram como principal motivação reforçar a integração das políticas ambientais e de desenvolvimento socio económico, promovendo a cooperação com a comunidade internacional neste domínio.
A PPA participou nestas missões da UNECE a estas regiões, assegurando o domínio temático da Água, através da presença de peritos e técnicos de empresas associadas da PPA.
O presidente do LNEC, Carlos Pina, disse, esta manhã, que esta “é uma forma de promover a imagem do setor da água português nestes países e, dessa forma, contribuir para a internacionalização das nossas empresas”. “Daquilo que conhecemos destes países, achamos que Portugal os pode ajudar muito”, frisou. Da mesma opinião é Carlos Raposo, diretor de Projetos & Tecnologia, Sisaqua (Grupo Consulgal), que salientou que “estes países são interessantes para entrarmos com ideias”.
No evento estiveram, ainda, presentes, o presidente da PPA, a diretora da AICEP Portugal Global, o embaixador da Sérvia em Portugal e o embaixador da Geórgia em Portugal.