A portuguesa INOVA+ e a Universidade de Aveiro, juntamente com 10 entidades nacionais e 18 parceiros europeus, compõem o consórcio que vai investir 8,5 milhões de euros num projeto de inovação para a restauração dos ecossistemas marinhos e costeiros e aumento da resiliência climática na bacia do Ártico e do Atlântico.
No âmbito da “Missão Oceano” do programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, o projeto A-AAgora – Atlantic and Artic basin lighthouse – restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience visa “definir e implementar um plano para a Ágora Atlântico-Ártica que incorpore as Soluções Baseadas na Natureza desenvolvidas através de demonstração e uma estrutura de gestão validada”, pode ler-se num comunicado.
“O A-AAgora procura explorar ao máximo as sinergias entre as Missões da Comissão Europeia, tendo por foco a restauração do ecossistema marinho e comunidades costeiras particularmente vulneráveis aos riscos de aumento do nível do mar. Estes, necessitam com urgência de se adaptar por forma a garantir à população e infraestruturas um reforço da segurança e resistência a intempéries. Esta aprovação permitirá a Portugal marcar desde já um posicionamento estratégico neste programa e futuras convocatórios no âmbito da ´Missão na área dos Oceanos, mares e águas costeiras e interiores saudáveis´”, declara Hugo Faria, Research&Innovation Team Leader da INOVA+.
O projeto tem como principal objetivo implementar “três demonstradores do modelo, verdadeiros Laboratórios Vivos”, em Portugal, Irlanda e Noruega. “O projeto preconiza a ampliação dos resultados e boas práticas dos três demonstradores, a partir dos quais serão promovidas sinergias de intercâmbio entre investigadores, decisores políticos e a indústria”, refere a INOVA+, no mesmo comunicado.
O consórcio é constituído por 30 parceiros, entre as quais 12 entidades portuguesas, destacando-se a consultora de inovação INOVA+, a líder Universidade de Aveiro, a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) ou a Administração do Porto de Aveiro (APA).