A GlobeScan e a consultora portuguesa NBI (Natural Business Intelligence) estabeleceram uma parceria que permitirá a inclusão de Portugal, pela primeira vez, no relatório “Healthy & Sustainable Living” (H&SL) que reúne a opinião de consumidores em 30 países nos diferentes continentes. Em Portugal, o H&SL conta com o patrocínio da AGEAS e da EDP para a edição de 2021, refere um comunicado.
De acordo com uma nota divulgada pela GlobeScan, este relatório é o mais extensivo a nível mundial na aferição das perceções e comportamentos dos cidadãos no que toca às preocupações ambientais, económicas e sociais – como a escolha de produtos locais, ou de empresas certificadas – e barreiras respeitantes à adoção de uma vida mais saudável e sustentável – como o preço ou a acessibilidade.
O estudo, cujos resultados serão apresentados publicamente no próximo mês de setembro, foi concebido para ajudar as organizações (marcas, ONGs, governos, etc.) a compreenderem melhor as mentalidades dos consumidores, lê-se no mesmo comunicado.
De acordo com Luis Rochartre Álvares, partner da NBI, “o Healthy & Sustainable Living, que passará a ter periodicidade anual, pretende ser o principal barómetro para que as empresas, marcas e organizações possam acompanhar a razão de ser e tendências dos comportamentos dos Portugueses no que toca às áreas do Ambiente e da Sustentabilidade. A comparação entre Portugal e os restantes países incluídos no relatório contribuirá também para que essa leitura se torne possível, de uma forma abrangente e global”.
A parceria entre a GlobeScan e a NBI, estabelecida para o inquérito a mil cidadãos adultos em território nacional (30 mil a nível global), vai ajudar a identificar formas de colmatar o fosso entre o desejo das pessoas de viverem de forma mais sustentável e as medidas concretas através das quais as marcas e a sociedade civil podem ajudá-las, nesse mesmo sentido.