Durante a sessão de apresentação do Pacote de Gás pelo Comissário Arias Cañete, na Comissão da Indústria, Investigação e Energia, Carlos Zorrinho considerou a diversificação do abastecimento como uma das prioridades da União da Energia e condição essencial da segurança energética. Em declarações à Vida Económica, o eurodeputado socialista defende que “Portugal pode, em conjunto com Espanha, constituir uma alternativa de abastecimento de gás à União Europeia” e lembra que “não obstante a importância económica e política do abastecimento de gás pelas fronteiras leste da Europa, não podemos descurar as oportunidades que se abrem a Oeste”.
Segundo o responsável, “criar um hub de gás na Península Ibérica é do interesse dos países que a integram mas é também do interesse da UE se quiser aplicar a União da Energia e atingir os objetivos de autonomia estratégica, eficiência, competitividade, diversificação de fontes e transição sustentável para um mix baseado sobretudo em energias renováveis”.
EMARP investe na melhoria contínua da gestão de resíduos com novas ilhas ecológicas
A EMARP colocou em funcionamento quatro novas ilhas ecológicas em Portimão e na Mexilhoeira Grande. Adicionalmente, as ilhas já existentes...