A nova campanha da iniciativa Portugal Chama foi divulgada esta manhã, num evento realizado pela AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais), no auditório do Infarmed. Desenvolvida pela agência Havas e produzida pela Stopmotion, esta campanha é descrita como um virar a página, depois de, em Portugal, se terem diminuído o número de incêndios desde 2017.
Sob o lema “A prevenção começa em si. Começa em todos.”, a iniciativa quer aproximar-se das pessoas, tornando-as nos principais agentes da mudança. Através de seis personagens (onde cada uma representa um público-alvo), a campanha tenta demonstrar todas as situações de perigo de incêndio e as consciências das personagens dão voz e vida às ações mais corretas a seguir.
A campanha alerta, por mais um ano, para o perigo das queimas, dos foguetes, do uso de maquinaria em dias de calor extremo e para as medidas de autoproteção, usando um tom de humor e mais leve.
A campanha passará nas televisões, nas rádios, na web e será também divulgada através de cartazes e merchandising.
Nesta sessão, foram ainda divulgados resultados e objetivos de outros projetos como o BUPi, a aplicação Queimas e Queimadas, a Emigrante Chama, a Raposa Chama, a Aldeia Segura Pessoas Seguras, o Cuidar Braga e a Operação Floresta Segura.