O primeiro-ministro, António Costa, manifestou ontem ao governador da Califórnia a adesão de Portugal ao memorando internacional, liderado por este Estado norte-americano, para o combate às alterações climáticas e cumprimento das metas do Acordo de Paris, noticia a Lusa.
Esta posição de adesão de Portugal ao memorando “Under 2 coalition”, que junta 17 Estados norte-americanos contrários à política ambiental da administração de Donald Trump, foi transmitida por António Costa no final de uma reunião de hora e meia com o governador da Califórnia, Jerry Brown, um dos políticos democratas com maior notoriedade nos Estados Unidos.
“Podemos contar com Jerry Brown numa comunhão de valores em torno de desafios, como o combate às alterações climáticas e na promoção de energias limpas. Queremos o cumprimento das metas do acordo de Paris — e pretendemos até superá-las”, declarou António Costa.
Jerry Brown referiu-se em particular a uma grande conferência internacional que se realizará em São Francisco, em setembro próximo, tendo como base o memorando “Under 2 coalition” e deixou uma garantia.
“A Califórnia tudo fará para reduzir as emissões de gases com efeito estufa. Temos de nos unir contra os efeitos do aquecimento global. O que estamos a fazer não é suficiente”, declarou Jerry Brown. António Costa, por sua vez, procurou salientar a importância desta ação desenvolvida pela Califórnia, referindo que este Estado norte-americano “é a quinta economia mundial”.