O Porto foi reconhecido como o “Município Mais Azul” de 2023 na região Norte, durante a cerimónia Bandeira Azul, que decorreu em Oeiras. A distinção foi entregue pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e pela Agência Portuguesa do Ambiente à Águas e Energia do Porto, durante a Cerimónia Bandeira Azul, que decorreu em Oeiras.
A cidade foi a grande vencedora do galardão, entre os 15 municípios que abrangem as 90 praias com bandeira azul da região e também recebeu o certificado de 15 anos consecutivos de Bandeira Azul atribuída à zona balnear da Foz, constituída pelas praias da Luz, Ingleses, Ourigo, Carneiro e Pastoras.
O “Município Mais Azul” distingue as entidades promotoras da Bandeira Azul, na categoria de praias e Portos/Marinas, que obtiveram a pontuação mais elevada nas atividades de Educação Ambiental por região. São considerados critérios como a inovação, criatividade, pertinência, multiplicidade de parcerias, abrangência de público-alvo, avaliação pelo público, representação das ODS e prossecução da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental.
O tema da Bandeira Azul em 2023 foi a Geodiversidade. Seguindo o mote “Sabes onde estendes a tua toalha?”, os veraneantes foram levados a pensar nas alterações da costa provocadas pela erosão, na proveniência do solo que pisavam e até nas histórias que cada grão de areia contaria se pudesse falar. Com esta premissa, o Pavilhão da Água desafiou quatro figuras públicas do Porto, com fortes ligações à frente marítima da cidade, a contar as suas histórias, a sua ligação às praias, as suas memórias.