Porto desafia produtores e distribuidores a tornar sistema alimentar da cidade mais circular, saudável e justo
O Município do Porto convida produtores ou distribuidores certificados em modo biológico para participar no programa Good Food HUBs. Inserida no projeto Asprela + Sustentável, a iniciativa pretende tornar o sistema alimentar da cidade circular, próximo, saudável, sustentável, resiliente e justo.
“Os produtos serão expostos em pontos de venda e distribuição junto a cinco instituições: a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidde do Porto, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, a Universidade Portucalense, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). Cada produtor será alocado a um dos HUBs temporários.
Numa nota, divulgada à imprensa, o Município explica que o objetivo do Good Food HUBs é aproximar consumidores de produtores, de modo a melhorar o acesso a alimentos frescos, de qualidade, saudáveis, de proximidade e a preços justos e, ao mesmo tempo, incentivar práticas agrícolas sustentáveis, de modo a proteger os solos, aumentar a biodiversidade e contribuir para a descarbonização da sociedade.
O Good Food HUBs é um projeto associado ao Asprela + Sustentável e financiado pelos EEA Grants (Call #4 – Living Lab), que tem como objetivo criar um laboratório vivo de descarbonização naquela zona da cidade. O Asprela + Sustentável está a implementar ferramentas e tecnologias inovadoras nas áreas da energia e eficiência energética, mobilidade elétrica, gestão de resíduos e economia circular.
As candidaturas ao Good Food HUBs podem ser submetidas através do preenchimento de formulário online.