O Porto de Sines participa no “Green Gas Mobility Online Event”, um congresso que se realiza de 22 a 24 de setembro, e que tem como objetivo debater temáticas relacionas com gás natural e gases renováveis, procurando encontrar respostas para os atuais desafios do setor dos transportes.
A participação do Porto de Sines inclui a “presença num dos painéis da conferência”, subordinado ao tema “Implementação da estratégia de desenvolvimento do Green Shipping”, demonstrando a “relevância e as vantagens do Porto de Sines para apoiar e dinamizar a implantação de projetos de suporte à transição energética”, pode ler-se no comunicado divulgado à imprensa.
Na área de exposição, o stand virtual do Porto de Sines promove o Terminal Gás Natural Liquefeito, enquanto única porta de entrada deste produto no país, oferecendo uma localização privilegiada na fachada atlântica da Europa.
Tendo em conta o atual contexto de pandemia, todo o evento decorre online, tanto as conferências temáticas como a exposição virtual onde se pode “navegar” e conhecer a oferta das empresas participantes. O certame é organizado pela GASNAM, a associação que promove o gás natural e renovável como combustível para o transporte terrestre e marítimo em Espanha e em Portugal, que conta já hoje com os principais players ibéricos do setor.
No último ano o terminal de Sines apresentou volumes de movimentação record, ao superar quatro milhões de toneladas movimentadas, sendo responsável pelo fornecimento de mais de 90% das necessidades do país. Já no início deste ano, em Sines, foi realizado o primeiro abastecimento de combustível de bancas a navios, utilizando GNL, efetuado em Portugal Continental.