O Município de Porto de Mós vai associar-se à iniciativa da Organização Global de Conservação da Natureza WWF – Hora do Planeta, que terá lugar no próximo dia 30 de março, durante 60 minutos, entre as 20h30 e 21h30.
Neste sentido, o Município de Porto de Mós explica em nota enviada à imprensa que tomará várias “medidas de poupança energética e conseguinte proteção ambiental”.
Na vila de Porto de Mós, a iluminação do Castelo de Porto de Mós estará apagada durante 60 minutos, na Hora do Planeta.
No âmbito da evolução desta campanha de sensibilização do conceito “ir mais além da hora”, o Municipio de Porto de Mós compromete-se, ainda, a reduzir em 5% o consumo de energia no edifício dos Paços do Concelho e a desligar, durante a Hora do Planeta, ou seja entre as 20h30 e as 21h30, no dia 30 de março, a iluminação pública dos centros das vilas do concelho: Porto de Mós, Mira de Aire e Juncal. Serão, ainda, substituídas 1100 luminárias obsoletas na iluminação pública por tecnologia LED.
A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.
Um ano depois a Hora do Planeta tornou-se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.
Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto; a Ponte Golden Gate, em São Francisco; o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.