Porto de Lisboa mais verde
O Porto de Lisboa começou o ano mais sustentável e eco eficiente, de acordo com os desafios da agenda ambiental de Lisboa Capital Verde 2020. Isso deve-se ao facto do Terminal Multiusos do Poço do Bispo (TMPB), concessionado ao Grupo ETE, ter beneficiado de um investimento de 25 mil euros para substituição de toda a sua iluminação para LEDs.
Uma iniciativa do Grupo ETE que resultou na substituição de 28 unidades lâmpadas LED, processo que se realizou em 2019. Esta iniciativa do Grupo ETE, que o Porto de Lisboa assinala, vai ter um impacto positivo na poupança de energia do terminal, estimado em 7.500€/ano e redução das emissões de 13.426 kg CO2/ano.
Tão importante como este ganho de eficiência energética e ambiental, o TMPB beneficiou igualmente do aumento da visibilidade nas operações portuárias noturnas, muito frequentes, e das melhorias de segurança do cais e pessoas que nele habitualmente trabalham.
Recorde-se que o Grupo ETE, para promoção da sustentabilidade do sector e em garantir uma maior aproximação e conciliação com o espaço urbano em redor, tem vindo a pôr em prática outras medidas como esta, com a preocupação em dar resposta clara e eficaz aos desafios ambientais que envolvem, diariamente, a sua atividade.