Porto de Lisboa com qualidade de ar dentro dos limites legais
A APL – Administração do Porto de Lisboa revela que os valores de qualidade do ar na área do Terminal de Cruzeiros do Porto de Lisboa mantiveram-se dentro dos limites legais estabelecidos pela legislação nacional, entre setembro de 2022 e agosto de 2023.
O presidente da APL, Carlos Correia, destacou a propósito que “os resultados do Índice de Qualidade do Ar diário (IQAr) no Porto de Lisboa apontam, para todos os pontos de medição, classificações maioritárias de “Muito Bom” e/ou “Bom”. Em alguns momentos, registaram-se classificações de “Médio” ou de “Fraco”, com os parâmetros Dióxido de azoto (NO2) e de Poluição por partículas finas (PM2,5) a serem os principais responsáveis por essas variações”.
Esta monitorização da qualidade do ar realizou-se durante um ano, de forma contínua e em locais distintos, no âmbito dos resultados preliminares de um estudo técnico realizado por um Laboratório acreditado para a monitorização da Qualidade do Ar.
O estudo integra o Plano de Monitorização da Qualidade do Ar na Atividade de Cruzeiros do Porto de Lisboa, segundo os critérios de avaliação da Agência Portuguesa do Ambiente e cuja versão final será apresentada em breve pela APL.
Porto de Lisboa reforça compromisso com transição marítima verde
Como noticiado recentemente, a APL reforçou o seu compromisso com a transição marítima verde, investindo 31 milhões de euros na eletrificação do Terminal de Cruzeiros, com o projeto OPS – Onshore Power Supply, que estará operacional em 2026. Este investimento demonstra a aposta do Porto de Lisboa na promoção de práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental da atividade portuária, permitindo que os navios de cruzeiro atracados se liguem à rede elétrica em terra, podendo desligar os motores enquanto permanecem no porto e reduzir dessa forma as emissões de CO2.