Durante a 19.ª Conferência Mundial da AIVP – Association Internationale Villes et Ports, que decorreu nos dias 29 e 30 de setembro no Porto de Lisboa, o mesmo subscreveu a Agenda AIVP 2030, que inclui 10 objetivos com os principais desafios para as cidades portuárias sustentáveis e 46 medidas que os membros da AIVP adotaram na Conferência Mundial das Cidades e Portos do Quebeque, Canadá, em junho de 2018.
Cada um destes 10 objetivos liga-se a vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como a mobilidade sustentável, a adaptação às alterações climáticas, a transição energética, o investimento em capital humano, a governação renovada, a cultura e identidade portuária, a comida de qualidade para todos, a interface da cidade portuária, a saúde e qualidade de vida, e a proteção da biodiversidade.
O presidente da APL, Carlos Correia, afirmou que “este é um momento de enorme importância para o Porto de Lisboa. Estamos profundamente comprometidos em reforçar a ligação entre o porto e a cidade de Lisboa, promovendo uma relação sustentável e integrada com as nossas comunidades. Esta conferência reafirma o nosso compromisso com a proteção do ambiente, a promoção da economia azul e o desenvolvimento de soluções que contribuam para um futuro mais equilibrado e inovador. Queremos que o Porto de Lisboa seja não só uma infraestrutura essencial para a economia, mas também um espaço de proximidade e de valor para todos os lisboetas”.