O Arvia, o mais recente navio de cruzeiros britânico movido a gás natural liquefeito (GNL), estreou-se em Lisboa, onde fez escala no dia 3 de janeiro, durante a sua viagem inaugural de 14 dias, com início e fim em Southampton.
A par da capital portuguesa, o cruzeiro contempla passagens pelo Funchal, por Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas de Gran Canaria, Arrecife e Cádis.
Num comunicado, divulgado à imprensa, o Porto de Lisboa dá nota que este é um dos 28 navios encomendados até 2028 movidos a combustíveis alternativos e é, depois do Iona – que se estreou em Lisboa, em outubro de 2021 –, o segundo navio da classe Excel da P&O Cruises a ser movido a GNL.
Pegada ecológica reduzida
A utilização deste combustível alternativo e menos poluente permite a redução das emissões de dióxido de carbono e a eliminação das emissões de enxofre para o meio ambiente, contribuindo, assim, para uma pegada ecológica reduzida.
Também o impacto do ruído é reduzido, uma vez que os motores movidos a GNL requerem menos manutenção e são mais silenciosos.
A estas vantagens, acresce ainda o facto de o GNL ser mais barato e ter maior valor energético que outros combustíveis fósseis.