Foi inaugurada esta sexta-feira mais uma horta urbana no Porto. A Horta de Paranhos é a 13.ª horta da “Invicta” e conta com 32 talhões para cultivo em modo biológico, refere a Lipor.
Com a abertura desta Horta, o município do Porto disponibiliza à população um total de “176 talhões municipais a que se somam 331 talhões geridos por entidades parceiras (associações, IPSS, entre outras) num conjunto de 507 talhões que representam um total de 44.114 m2 de área de cultivo”, lê-se numa nota da Lipor.
As hortas urbanas têm despertado um interesse crescente da população, nomeadamente pelo reconhecimento como espaços de promoção do ambiente, da saúde e um espaço de socialização. Nos municípios associados da LIPOR o projeto conta, neste momento, com 1.843 talhões distribuídos por 55 Hortas, perfazendo uma área total de 127.291 m2 de cultivo em modo de agricultura biológica.
O projeto das Hortas Urbanas pressupõe a criação de espaços verdes dinâmicos e úteis, promovendo a biodiversidade e boas práticas agrícolas. Além disso, pretende-se melhorar o ambiente em diversas comunidades urbanas locais, através de práticas como a compostagem caseira e agricultura biológica.
Este é um projeto desenvolvido em estreita parceria entre a Lipor e os seus municípios associados.