Porto Business School lança segunda edição do Executive Master em Sustainability Management

A Porto Business School renova a aposta na transformação sustentável das empresas com o lançamento da segunda edição do executive master em Sustainability Management. Depois de uma primeira edição bastante participada, a escola volta a dar resposta ao crescente desafio das empresas em se adequarem a novos paradigmas de gestão e de negócios ao nível da sustentabilidade, num momento em que as exigências do mercado e o contexto regulamentar europeu se mostram cada vez mais rigorosos.

Neste ponto, refira-se que um estudo recente da consultora PwC revela que apenas 41% das empresas em Portugal se mostram confiantes na sua capacidade de implementar práticas de sustentabilidade e reportar as informações exigidas pela Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), um valor que contrasta com os 63% a nível global. Ainda assim, encaram a nova diretiva como benéfica para fortalecer o negócio.

Já de acordo com o estudo “O estado da sustentabilidade das empresas portuguesas”, levado a cabo pela Deloitte, a realidade empresarial nacional reflete também um foco considerável no pilar social, ainda que a maioria das iniciativas esteja relacionada com compliance, comunicação e liderança nas capacidades internas dos recursos. No pilar ambiental, as empresas estão a desenvolver iniciativas de combate às alterações climáticas, nomeadamente investindo em frotas mais verdes ou no recurso a energias renováveis, apesar de as áreas da poluição e resíduos (46%) e de natureza e recursos naturais (31%) ainda estarem aquém das metas.

Estes dados destacam a importância de formações especializadas como o executive master em Sustainability Management, que visa preparar líderes e gestores para responder a estas exigências de forma informada e eficiente, contribuindo para um planeta mais saudável e justo para as gerações futuras e, em simultâneo, para um bom desempenho económico. Os participantes do programa beneficiarão de uma rede única de profissionais e investigadores de empresas e instituições nacionais e internacionais de renome, com provas dadas nos diferentes aspetos da sustentabilidade empresarial, como a ação climática, os direitos humanos ou o relato não financeiro.

João Dias da Silva, codiretor do programa, afirma que “no final da formação, os alunos vão ser capazes de desenhar estratégias empresariais baseadas nos diferentes pilares da sustentabilidade, liderar projetos de transformação nas organizações, otimizar recursos e maximizar a eficiência para reduzir a pegada ambiental da atividade, estabelecer parcerias duradouras que valorizem o bem comum e, ainda, definir objetivos, monitorizar e reportar sistematicamente os resultados e o respetivo impacto”.

Patrícia Teixeira Lopes, codiretora do programa e vice-dean da Porto Business School, refere que “a inovação, a transição digital e a sustentabilidade assumem-se temas cada vez mais importantes e incontornáveis para o futuro dos negócios. E, por este motivo, a Porto Business School compreende a importância destas áreas, integrando-as nos currículos dos seus programas, nomeadamente o executive master em Sustainability Management e o open executive programme de Gestão Sustentável, que abrangem tópicos como Estratégia de Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa, Finanças Sustentáveis e Inovação Sustentável. Além disso, os nossos programas de MBA permitem a obtenção de um Certificado de Sustentabilidade, que foi desenhado para todos os que pretendem desenvolver o seu conhecimento e competências na área da Sustentabilidade e das práticas empresariais sustentáveis”.

O programa tem a duração de um ano e será lecionado em inglês. As candidaturas estão abertas até dia 5 de janeiro.