A Porto Ambiente, responsável pela gestão dos resíduos urbanos e limpeza do espaço público do Porto, tem sido capaz de dar uma resposta célere aos cerca de 50 pedidos que recebe, em média, diariamente: em 2022, foram feitas quase oito mil recolhas.
Entre os “objetos fora de uso” mais comuns, a Porto Ambiente enumera: sofás, móveis, colchões e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, como frigoríficos, arcas congeladoras, televisões, computadores e telemóveis.
A empresa destaca ainda a recolha de resíduos verdes, como pequenos ramos e podas, flores e plantas. Após a recolha, a Porto Ambiente explica que estes resíduos são encaminhados para a Lipor ou outros operadores licenciados de gestão de resíduos.
Já os móveis entregues são entregues a uma empresa de reciclagem de madeira, para que possam adquirir uma nova vida.
Tendo em vista a promoção de uma economia mais circular, a Porto Ambiente avança ainda que está a projetar um espaço dedicado à reutilização, reparação e transformação de todo o tipo de bens recebidos, em parceria com diferentes instituições da cidade.
Com vista a dar resposta à procura de recolhas registada em 2022, a Porto Ambiente afirma que está a reforçar as equipas que disponibilizam este serviço.
Fotografia: Guilherme Costa Oliveira.