O novo portal informativo do Mercado Voluntário de Carbono Português, lançado na última semana, está a registar uma adesão notável. Em apenas sete dias, o portal contou com mais de 1.600 visitantes, tendo registado 70 expressões de interesse de vários potenciais agentes de mercado, entre promotores, compradores e verificadores. Destacam-se, entre estas, 41 manifestações de interesse de verificadores, que desempenham um papel fundamental na certificação de projetos de emissões e de sequestro de carbono.
Está também em curso uma chamada para a manifestação de interesse para o desenvolvimento de projetos, criada em parceria com o Ministério do Ambiente e da Energia, que já registou 21 propostas, a maioria das quais ligadas ao setor das florestas. Estas propostas têm o potencial de contribuir significativamente para o combate às alterações climáticas e para a para a dinamização do mercado de carbono.
Até ao final do ano, os promotores de projetos têm a oportunidade de manifestar o seu interesse na promoção de projetos concretos, permitindo à Comissão Técnica de Acompanhamento priorizar os esforços no desenvolvimento de metodologias inovadoras para dinamizar o mercado.
No portal informativo, os utilizadores podem aceder a informação detalhada sobre o funcionamento do mercado, desde os promotores de projetos até aos verificadores e interessados na compra de créditos de carbono. Além disso, permite que todas as entidades interessadas se manifestem, dando-lhes a oportunidade de participar ativamente no desenvolvimento deste mercado essencial para a transição energética e a neutralidade carbónica.