No Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de setembro, o Portal da Construção Sustentável (PCS) irá lançar um concurso para estudantes de arquitetura com o propósito de que a disciplina de Arquitetura possa ser um dos exemplos do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Portal pensa ser fundamental criar um “juramento de Hipócrates”, tal como existe na medicina, mas para a arquitetura. Neste sentido, o PCS, com o apoio da Secil, convida os estudantes a redigirem um “Juramento de Arquitetura”, supondo que todos os candidatos a arquitetos o deverão fazer, comprometendo-se a uma arquitetura honesta e sustentável, antes de iniciarem a profissão.
Os edifícios, em conjunto com o setor da construção, são responsáveis por 39% de todas as emissões de carbono no mundo, sendo a fase de utilização dos edifícios, responsável por 28% dessas emissões, relacionadas sobretudo com a energia consumida para aquecimento e arrefecimento (correspondendo a 40% se estivermos a falar apenas do contexto europeu). No entanto, as emissões associadas ao setor da construção, não dizem apenas respeito à energia consumida durante o processo construtivo e a utilização do edifício, mas também às emissões incorporadas nos materiais utilizados e necessidades de manutenção dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.
Sendo os edifícios indispensáveis à vida humana e onde o homem passa cerca de 90% do seu tempo de vida, e sendo o arquiteto responsável pelo desenho do edifício e prescrição dos materiais que o compõe, descarbonizar o setor, requer uma intervenção consciente do arquiteto de modo a contribuir para um desenvolvimento mais sustentável.