Poluição: em 2015 multas ultrapassaram 20 milhões de euros
As coimas aplicadas pela GNR por infrações no campo da poluição ambiental atingiram em 2015 os 20,8 milhões de euros, o maior valor registado nos últimos anos. Dados divulgados ao Jornal i pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente(SEPNA) revelam que as infrações renderam mais 1,7 milhões de euros aos cofres do Estado face ao ano anterior.
Os valores acompanham o maior registo de incidentes nesta área por parte da GNR. No ano passado foram aplicadas 1.211 contraordenações, mais 10% do que no ano anterior. Foram levantados 17 autos por crime quando em 2014 houve apenas oito situações remetidas à Justiça.
Este ano, até agosto, mantém-se a tendência de subida. Até ao mês passado houve nove autos de notícia por crime de poluição, a maioria no domínio hídrico.
Até agosto, e não estando o ano fechado, os dados do SEPNA fornecidos ao i indicam que as multas plaicadas totalizaram 7,8 milhões de euros.
As descargas ilegais em rios – nomeadamente em afluentes do Tejo como o Almonda – contaminação do solo com óleos usados em oficinas de reparação automóvel e emissões de poluentes em chaminés que não cumprem os requisitos definidos na lei são algumas das infrações mais comuns, explicou ao i Ricardo Alves, dirigente do SEPNA.