À medida que os impactos das alterações climáticas estão a aumentar, torna-se cada vez mais urgente reduzir as emissões de CO2. O relatório “UN Emissions Gap Report 2022”, lançado esta quinta-feira, 27 de outubro, pelas Nações Unidades, alerta para uma inação do cumprimento do Acordo de Paris e, em simultâneo, para uma rápida e urgente transformação das sociedades.
A 13.ª edição do relatório oferece uma visão geral daquilo que deveria ser expectável para 2030, como atingir os 1,5° C, algo que parece estar muito longe de alcançar. O estudo indica que as políticas atualmente em vigor apontam para um aumento de temperatura de 2,8°C até o final do século.
O estudo acaba por concluir que só uma transformação urgente de todo o sistema pode proporcionar os cortes necessários para limitar as emissões de gases de efeito estufa até 2030: “45% em comparação com projeções baseadas em políticas atualmente em vigor para chegar aos 1,5°C e 30% para os 2°C”. A publicação fornece também uma explicação profunda de como realizar tal transformação, analisando as ações necessárias nos setores da energia, indústria, transporte e construção e, ainda, nos sistemas alimentar e financeiro.