O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) inaugura na próxima segunda-feira, Dia Mundial da Árvore, uma Estação da Biodiversidade e dois Biospots nos campi de Setúbal e do Barreiro, dando assim início a uma semana de atividades de reflexão sobre as questões da sustentabilidade ambiental à escala regional, nacional e planetária.
Tendo o sobreiro como espécie dominante, a Estação da Biodiversidade do campus de Setúbal, a inaugurar pelas 14h00 do dia 21 de março, é um “percurso pedestre com cerca de dois quilómetros guiado por oito painéis”, que permitirão à comunidade IPS e visitantes consultar imagens e informação científica sobre a diversidade biológica deste território e os serviços desempenhados nos ecossistemas, numa seleção de 46 espécies, pode ler-se numa nota divulgada pelo IPS.
Já os dois Biospots, a inaugurar na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), pelas 12h00, pretendem constituir um “guia de campo” sobre a fauna e flora que têm refúgio no “montado atrás da escola” – aves como o gaio, a poupa, o melro-preto, ou plantas como o sanganho ou o trovisco. “As novas estruturas são o culminar de um trabalho de estudo e divulgação do património natural dos campi do IPS, envolvendo a comunidade académica e outros parceiros, e pretendem ser um alerta para a urgência da conservação e reabilitação dos ecossistemas terrestres existentes”, explica o IPS. Para assinalar a efeméride, a entidade promove igualmente, em cada um dos locais, “ações de plantação de árvores e arbustos autóctones”.
Prosseguindo com a semana temática, no dia 22 de março é assinalado o Dia Mundial da Água com a conferência “O efeito das alterações climáticas nas atividades económicas do distrito de Setúbal”, a ter lugar no Auditório Nobre do IPS, a partir das 10h00, em formato misto (presencial e online). São oradores convidados Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Nuno Maia, presidente da Associação da Indústria da Península de Setúbal, Jaime Melo Batista, presidente do Conselho de Administração da LIS-Water – Lisbon International Centre for Water, e Domingos dos Santos, vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal. O encontro de especialistas será moderado por Carla Gomes, diplomada do IPS e investigadora da equipa da Universidade de Lisboa que coordena a área de Sociedade, Governança e Política do projeto europeu B-WaterSmart.
A 23 de março, o IPS associa-se ainda ao projeto “Ativa-te!”, promovido pela Associação Cultural Festroia, recebendo no seu Auditório Nobre, a partir das 10h00, o jovem cientista luso-irlandês Fionn Ferreira, que falará sobre “Plástico, Economia Circular e Sustentabilidade”, com base na sua própria experiência de criador de um método para combater a poluição dos oceanos, pelo qual foi premiado na Google Science Fair 2019. Também empreendedor e ativista ambiental, Fionn Ferreira é um dos 30 nomes da prestigiada lista “Forbes Under 30 – Europe 2021”.
Pelas 14h30, no mesmo espaço, será exibido o documentário “The plastic hike”, numa sessão que contará com a presença de Andreas Noe (The Trash Traveler), o protagonista do documentário, e dos realizadores Carolina Semrau e Augusto Lima. O filme, que se centra sobre a problemática do lixo marinho na costa continental portuguesa, terá exibição simultânea no campus do Barreiro do IPS e serve como aperitivo aos jogos de tabuleiro de temática ambiental que serão dinamizados no dia 24 de março, pelas 14h30, no átrio da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), também a cargo da dupla de cineastas.