Politécnico de Leiria e SMAS de Leiria unem-se em prol do consumo consciente de água
O Politécnico de Leiria e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria juntam-se com o objetivo de sensibilizar para o consumo consciente e responsável de água e incentivar a comunidade académica ao consumo de água da torneira. No âmbito desta parceria, estão previstas o desenvolvimento conjunto de atividades e ações enquadradas na esfera de atividade de cada uma destas organizações.
O protocolo foi formalizado esta quinta-fera, dia 10 de março, por Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e Gonçalo Lopes, presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Leiria e do Município de Leiria.
No âmbito do protocolo de cooperação, o Politécnico de Leiria compromete-se a desenvolver ações com interesse para a sua comunidade académica, a dinamizar ações de partilha de conhecimento em áreas comuns às duas instituições, a promover o desenvolvimento de sessões de formação, online e presencial, integradas em estágios, sobre bem-estar laboral, a colaborar na produção de conteúdos informativos sobre nutrição e alimentação saudável e a cooperar no desenvolvimento científico e tecnológico de soluções na área de atividade dos SMAS de Leiria.
“O tema da água é muito atual e muito importante. É necessário valorizarmos este bem precioso que é a água, sendo que esta parceria tem esse sentimento e essa área de colaboração, que para o Politécnico de Leiria é muito importante. Somos uma instituição de ensino superior pública com 14 mil estudantes que vão fazer, seguramente, a diferença no futuro. A valorização da água e a utilização da água de modo sustentável são os desígnios desta parceria”, afirmou Rui Pedrosa.
Por sua vez, os SMAS de Leiria vão implementar ações que promovam o consumo consciente e responsável de água e o consumo de água da torneira por parte da comunidade académica do Politécnico de Leiria, instalar dispensadores de água nos recintos das Escolas do Politécnico de Leiria, colaborar na criação de receitas com água aromatizada, para disponibilização nas cantinas, e dar apoio em campanhas e ações de sensibilização promovidas pela instituição de ensino superior, na dimensão da sustentabilidade, através, designadamente, da disponibilização de dispensadores de água, oferta de material promocional, entre outros.
“Este é um protocolo bastante oportuno, nomeadamente em momentos especiais como o que estamos a viver, de seca, em que há um reconhecimento que a água representa cada vez mais um bem escasso, que precisa de ser gerido com bastante responsabilidade. Sendo um bem escasso e valioso, é necessário que seja consumido de uma maneira cada vez mais responsável”, defendeu Gonçalo Lopes, salientando a importância de “ser introduzida junto dos estudantes do Politécnico de Leiria, e de todos no geral, a importância de um consumo racional da água”.
Os SMAS de Leiria comprometem-se ainda a colaborar na dinamização do evento que assinala as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, a decorrer no período de 13 a 27 de maio de 2022, em Leiria, através da dinamização de ações de incentivo ao consumo de água da torneira, da instalação de dispensadores de água, da disponibilização de brindes promocionais para os atletas universitários, da distribuição de água, através de aguadeiros, durante as provas, entre outros.
“Este é o principal evento desportivo do ensino superior em Portugal e os SMAS de Leiria estão empenhados em dar o seu apoio e suporte. Temos de estar ao mais alto nível para que seja recordado por muitos como um dos melhores de sempre e, para isso, temos de estar unidos no seu sucesso”, rematou Gonçalo Lopes.