Politécnico de Coimbra formaliza adesão à Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O Instituto Politécnico de Coimbra irá formalizar a adesão à Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Portugal, um framework de 17 objetivos de desenvolvimento económico sustentável, aceite por 193 países, comprometendo-se a trabalhar para atingir as metas aprovadas pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2015.
A adesão foi em 2021 mas será concretizada agora no âmbito do 7º aniversário da criação da ODS Portugal, assinalado com uma conferência promovida pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela UN Global Compact Network Portugal.
O evento pretende debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para concretizar a Agenda 2030 da ONU: “esta Aliança reflete a aposta do Politécnico de Coimbra na sensibilização da comunidade para a importância de temas como a prosperidade, o bem-estar de todos, a proteção e sustentabilidade ambientais, combate às alterações climáticas, através do trabalho em rede com os Governos, Instituições, Empresas e cidadãos de todo o mundo”, referiu Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra.
A instituição de ensino tem implementado ações baseadas nos ODS, com destaque para o projeto “Politécnico de Coimbra +Sustentável”, que entregou garrafas de vidros a todos os trabalhadores e, todos os anos, a novos alunos, e que disponibilizou ecopontos e dispensadores de água. Ideias na prevenção do desperdício alimentar foram também implementadas no projeto “Centro Green Deal”.
Mais recentemente, o Politécnico da cidade dos estudantes renovou o Galardão Eco-Escolas pelo quarto ano consecutivo, e conquistou o primeiro galardão ECoCampus, ambas as distinções em todas as Unidades Orgânicas de Ensino, como resultado do trabalho desenvolvido para um planeta mais verde e um estilo de vida mais ativo e saudável.