Foram aprovados 26 projetos que têm o objetivo de reduzir o risco de cheias e inundações de Norte a Sul do País, um investimento de 86 milhões de euros, anuncia hoje o Ministério do Ambiente em comunicado.
Os projetos “envolvem um investimento total de 86 milhões de euros e um financiamento comunitário (Fundo de Coesão) de 64 milhões de euros para intervenções de Norte ao Sul do país, nas zonas de maior risco de cheias e inundações”, lê-se no documento.
Através destes 26 projetos serão intervencionados 295 quilómetros de linhas de águas (rios e ribeiras), “prevendo-se reduzir os riscos de inundações em 89 mil hectares”, informa o Ministério do Ambiente.
O grande objetivo é reforçar a resiliência dos territórios e intervir nos sistemas hidrológicos, minimizando as vulnerabilidades e protegendo a população.
Esta quarta-feira, dia 07 de fevereiro, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes vai presidir à cerimónia de assinatura dos termos de aceitação relativos ao Aviso para a Desobstrução, Regularização Fluvial e o Controlo de Cheias, que se realiza no Centro de Alto Rendimento da Golegã.