Players como EDP e REN Portgás reúnem-se amanhã no Porto para falar de sustentabilidade

As Jornadas da Manutenção arrancam amanhã, dia 17 de outubro, no Hotel Ipanema Park, no Porto. Este é um evento bianual organizado pela APMI (Associação Portuguesa de Manutenção e Gestão de Ativos).

Para debater a temática da sustentabilidade, representantes da EDP, do CEiiA, da Schneider Electric e da REN Portgás vão estar à conversa com o moderador João Rodrigues da APIEE.

“É nestes eventos que se discute, debate e partilha o que de melhor e mais atual se faz e se perspetiva fazer, na área da Manutenção e Gestão de Ativos”, explica João Domingues Cruz, Presidente da APMI, reforçando a importância de políticas sustentáveis e circulares no setor da manutenção. Por isso, a APMI, organizadora do evento, reuniu duas empresas de renome nacional, um centro de investigação e uma multinacional francesa para partilharem os projetos inovadores e as políticas ambientais com que trabalham.

A EDP será representada por Pedro Couto, Diretor de Sustentabilidade e Stakeholders da EDP Geração, a unidade de produção convencional do Grupo EDP. Pedro Couto lidera temas como a Transição Justa do Carvão para a Energia Verde. Para além disso, faz parte do Comité do Diálogo Social do Setor da Eletricidade, em representação da Eurelectric, e do grupo de trabalho de Geração e Ambiente, em representação da Elecpor.

Por sua vez, o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento estará representado por Artur Costa, Senior Manager de Valorização. Licenciado em arquitetura naval e pós-graduado em Tecnologia e Inovação pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Artur Costa tem, atualmente, como responsabilidades o desenvolvimento de modelos de negócio para os produtos e serviços CEiiA, tendo no passado estado ligado a departamentos relacionados com o mar e os oceanos e com o INTELI, um think tank português que tinha como objetivo a definição e implementação de políticas públicas e programas de inovação orientadas para o desenvolvimento tecnológico, económico e social em Portugal.

Já pela Schneider Electric estará presente Ana Patrício, a embaixadora da Sustentabilidade para Portugal do grupo multinacional francês. Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e com uma Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável pela NOVA School of Business and Economics, Ana Patrício irá partilhar as políticas sustentáveis da empresa, que defende que a colaboração é o caminho para reduzir as emissões provenientes das cadeias de valor.

A Portgás Distribuição, distribuidora de gás na região litoral Norte integrada na REN, terá Rui Bessa como representante. O Diretor Técnico iniciou a sua carreira a trabalhar no setor metalomecânico, experiência que lhe deu a conhecer a importância do desenvolvimento de produtos e da inovação como ferramentas para a sobrevivência e o crescimento.

Além deste painel, as Jornadas de Manutenção 2024 contarão ainda com outros dois painéis temáticos, a apresentação do Estudo Retratos dos Profissionais de Manutenção nas Empresas Portuguesas, uma iniciativa conjunta da APMI, da CIE – Comunicação e Imprensa Especializada e da ATEC – Academia de Formação, e a interação do Hermano Rodrigues, keynote speaker do evento.