Durante o mês de março, a equipa do Plantar o Futuro regressa a Estarreja com a comunidade académica da Universidade de Aveiro para a plantação de cerca de mil árvores. Nesta zona já foram plantadas, desde 2018, mais de 3400 árvores.
As ações de plantação decorrem este sábado, 18 de março, na margem do Rio Antuã junto ao Parque da Cidade, e no sábado seguinte, 25 de março, no Esteiro de Canelas.
Foram, até ao momento, envolvidas mil pessoas nesta edição do projeto e serão plantados amieiros, freixos, bétulas, salgueiros, carvalhos-alvarinho e pilriteiros que vão aumentar a estabilidade das margens desses cursos de água, de forma a prevenir a erosão nos períodos de inundação, contribuindo ainda para a filtração da água.
Há também outra ação de combate à perda de vegetação nativa, o controlo das espécies exóticas invasoras. Para tal, os voluntários vão proceder ao arranque e descasque de acácias e à remoção de erva-da-fortuna e erva-das-pampas, grandes ameaças à flora e fauna local, que são também um obstáculo ao fluxo da água no período de inundações.
O Plantar o Futuro é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Conta com o Glicínias Plaza como “Main Partner”, a RODI Sinks e a Caetano Auto como “Golden Partners” e a SIRO – Substratos Profissionais e a Casa Martelo como “Silver Partners”. Conta ainda com as parcerias do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, o Núcleo de Estudantes de Biologia – AAUAv e o Exodus Aveiro Fest. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..