A ANP|WWF lança uma nova fase do projeto Plantar Água, projeto de restauro ecológico da Serra do Caldeirão. A edição de 2023 conta mais uma vez com o apoio da Fundação Coca-Cola e intervém num total de 120 hectares da serra.
O Plantar Água 2023 tem como objetivo fazer a manutenção dos 100 hectares já intervencionados na edição anterior, bem como acrescentar mais 20 hectares para restauro ecológico.
Paralelamente ao trabalho de restauro, vão também ser instaladas estruturas de observação de fauna e abrigos para coelhos. Como inovação para este ano, o projeto apresenta uma vertente de formação empresarial e incubação de negócios locais, e ainda um conjunto de atividades de educação ambiental para estudantes.
“As iniciativas de restauro em larga escala são a única forma de devolver à nossa natureza aquilo que lhe pertence: água, biodiversidade, ecossistemas e qualidade dos habitats naturais. O Plantar Água 2023 está a permitir recuperar na Serra do Caldeirão o equilíbrio ecológico necessário para a sua sobrevivência. As associações, autoridades e comunidades locais são também essenciais para este equilíbrio e para recuperar o potencial empreendedor desta zona do país”, afirma Ruben Rocha, coordenador de Água da ANP|WWF.
“Na Coca-Cola, sabemos que a água é um recurso valioso, tanto para os nossos negócios quanto para as comunidades onde operamos. Por isso, estamos comprometidos em proteger e preservar os recursos hídricos, devolvendo à natureza a água que utilizamos na nossa produção”, diz Luiz Felipe Schmidt da Coca-Cola Portugal.
O projeto teve início em 2007 com uma iniciativa de restauro na Ribeira do Vascão, na bacia do rio Guadiana. Desta iniciativa fez parte o Plantar Água 2019-2022, com a instalação de mais de 50 mil árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares, e o Plantar Montado, que vai recuperar e reflorestar mais 100 hectares de áreas degradadas noutra zona da serra, classificada no âmbito da Rede Natura 2000.