Teve início esta terça-feira, 7 de maio, a consulta pública do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC). Os contributos recolhidos durante este processo, que termina a 5 de junho, serão tidos em consideração na elaboração da versão final do documento, refere uma nota do Gabinete do Ministro do Ambiente e da Transição Energética.
O PNEC visa o estabelecimento, pelos Estados-Membros, de metas e de objetivos em matéria de emissões de gases com efeito de estufa, energias renováveis, eficiência energética, segurança energética, mercado interno e investigação, inovação e competitividade. O PNEC será o principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030.
A ambição e a determinação de Portugal para estar na vanguarda da transição energética, materializa-se em metas ambiciosas para 2030, das quais se salientam a redução entre 45 a 55% das emissões de gases com efeito de estufa relativamente aos níveis de 2005 e o aumento da quota de energia proveniente de fontes renováveis no consumo final bruto para 47%.