As piscinas municipais de Loulé e da Quarteira querem contribuir para a redução da sua pegada ecológica, tendo avançado com mais medidas de sustentabilidade ambiental.
Nas piscinas exteriores de Loulé, a Câmara Municipal substitui as eletrobombas dos filtros de água, tornando-as energeticamente mais eficientes e garantindo melhores condições da qualidade da água deste equipamento.
Nas piscinas municipais da Quarteira foi implementada uma central fotovoltaica para autoconsumo, com capacidade de produção de 165 MWh por ano, permitindo evitar a emissão para a atmosfera de cerca de 42 toneladas de dióxido de carbono.
Devido às condições climáticas favoráveis da região do Algarve, as elevadas horas de sul, a central fotovoltaica irá possibilitar a produção própria de energia elétrica, refletindo-se na redução da fatura de eletricidade e nas emissões de gases com efeito de estufa.
A nova central contemplará dois sistemas de produção de energias renováveis, solar térmico para o aquecimento de águas e solar fotovoltaico para a produção de eletricidade.