As Piscinas de Loulé e de Quarteira vão ser palco de iniciativas que têm em vista sensibilizar a população para a necessidade de poupar água.
O grupo ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve vai realizar um espetáculo para os utentes de ambos os equipamentos desportivos – “Uma Torneira na Testa” -, em que o mote é a promoção da eficiência hídrica. “Trata-se de um divertido diálogo entre duas personagens, apelando à importância da educação ambiental para o uso consciente da água. Os espetáculos decorrem dentro de um autocarro estacionado à porta das piscinas, nos dias 23 julho, 20 e 27 agosto, em Loulé, e 17 e 24 de setembro e 1 outubro, em Quarteira”, pode ler-se numa nota, divulgada pelo Município.
Loulé será o segundo município algarvio a receber a exposição #AÚltimaGota_Algarve, patente ao público
De 1 a 31 de agosto, as Piscinas de Loulé, recebem ainda a exposição #AÚltimaGota_Algarve, patente. Trata-se de uma “campanha de informação e sensibilização que assenta numa estratégia regional de educação ambiental que congrega os 16 municípios que compõem a região do Algarve e que nasce de uma candidatura da Associação Almargem ao Fundo Ambiental”, refere a Câmara Municipal de Loulé.
De acordo com o Município, pretende-se que as ações previstas conduzam a uma mudança de atitudes e comportamentos da população, fomentando uma boa gestão do recurso mais precioso do Planeta e necessário à vida, o recurso esgotável que é a água. “A ideia é que esta iniciativa envolva ativamente as escolas, população residente, empresários, autarquias, organizações não-governamentais e outras instituições públicas ou privadas, sendo adequado para todas as idades”.
Estas ações revestem-se ainda de mais importância num momento em que toda a região do Algarve enfrenta os impactos da seca, e cujas projeções para o Município de Loulé indicam que este se irá deparar com a diminuição da precipitação média anual assim como com o aumento da precipitação intensa em períodos curtos, que podem originar cheias e inundações rápidas. As ondas de calor serão cada vez mais frequentes e intensas, assim como os períodos de seca, que aumentarão a sua intensidade e frequência.
Por isso, é fundamental apostar numa gestão mais eficiente e sustentável do setor dos recursos hídricos e na prevenção de situações de escassez. Para dar resposta à emergência atual, a Câmara Municipal de Loulé elaborou um Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca (PMCPS) de Loulé, que será muito em breve apresentado em sede de Assembleia Municipal para aprovação