Pingo Doce e Novo Verde promovem ações de limpeza nas praias da Liga MEO Surf
O Pingo Doce, através do seu programa “Amar o Mar” e em parceria com a Novo Verde, associou-se à Liga MEO Surf 2022, enquanto parceiro de sustentabilidade, estando a promover várias ações de sensibilização e de limpeza nas praias que são palco desta prova. As escolas locais, do 1.º e 2.º ciclos, foram desafiadas a juntarem-se à sua missão e a iniciativa vai contar com a participação de cerca de 500 crianças.
O programa “Amar o Mar” do Pingo Doce pretende sensibilizar e alertar para a necessidade da preservação dos rios, mares, oceanos e toda a biodiversidade que neles habita. Sendo o surf um desporto de mar, um dos ecossistemas com mais problemas ambientais, o retalhista aliou-se ao evento desportivo como agente sensibilizador e mobilizador de comportamentos junto das gerações mais jovens.
“É fundamental envolver a comunidade e, em particular, incentivar as gerações mais novas a participarem ativamente nestas ações, para que tenham acesso à informação e aos recursos necessários e possam, desde já, começar a adotar comportamentos e estilos de vida mais sustentáveis e responsáveis”, declara Filipa Pimentel, diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, citada numa nota.
Nas cinco praias por onde passa a Liga MEO Surf 2022 – Cabedelo (Figueira da Foz), Matosinhos (Porto), Ribeira D’Ilhas (Ericeira), Ribeira Grande (Açores) e Supertubos (Peniche) –, as crianças vão poder colocar mãos à obra para contribuírem para a limpeza dos areais e assim ajudarem a mitigar o impacto ambiental nestes locais.
Francisco Simões Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas, a entidade responsável pela organização da competição, explica que “ao longo da Liga MEO Surf, vamos promover cinco dias (um por etapa) de iniciativas do programa Amar o Mar do Pingo Doce, em que as crianças das escolas dos concelhos visitados terão uma ação de consciencialização para a importância da proteção dos oceanos e de limpeza de praia. Estamos alinhados na vontade de contribuir para a solução de um problema que é global e de primeira linha de relevância.”
Em cada uma das etapas, a iniciativa conta com uma sessão de sensibilização com a mergulhadora Sónia Sousa Ell, seguida de uma ação de limpeza da praia, em parceria com a Novo Verde, recebendo cada participante um kit de limpeza que poderá depois utilizar proactivamente para continuar a dinamizar as suas próprias ações de limpeza. No final, é feita a contabilização, triagem e encaminhamento correto de todos os resíduos recolhidos.
“A sensibilização do cidadão para a adoção de boas práticas e para uma gestão adequada dos resíduos que gera é fundamental para prevenir a produção de resíduos. A proibição da utilização de um determinado produto, por si só, não é a solução. É muito importante sensibilizar as pessoas das suas ações no momento do descarte dos seus resíduos, bem como na escolha de produtos com menor pegada ambiental. Devemos ter a consciência de que o ciclo de vida dos produtos não depende só do material em si, mas acima de tudo da forma como nós, enquanto consumidores, tratamos os vários produtos no seu fim de vida, depositando-os nos locais adequados”, refere Pedro Simões, diretor-geral da Novo Verde, sobre a importância de promover e incentivar junto da sociedade um consumo e utilização de produtos descartáveis mais conscientes.
As primeiras duas ações já decorreram, no mês de abril, na Praia do Cabedelo e na Praia de Matosinhos, e contaram com o empenho e entusiasmo de mais de 250 crianças. Em junho, o Pingo Doce e a Novo Verde rumam às praias de Ribeira D’Ilhas e Ribeira Grande, onde decorrem a terceira e quarta etapas da competição, respetivamente. Já em outubro, será a Praia dos Supertubos, em Peniche, a receber a quinta e última fase da ação.