Pimenta Machado é orador na conferência sobre “Os desafios das Cidades do Litoral” no Portugal Smart Cities
“Como estão as cidades do Litoral em matéria de adaptação e mitigação das alterações climáticas?” é o nome da Conferência que a Ambiente Magazine, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, vão promover no dia 10 de outubro, entre as 15h00 e as 17h00, no Portugal Smart Cities Summit, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
O estado da arte das cidades do Litoral em contexto de alterações climáticas; a adaptação/mitigação como estratégias/planos para dar resposta aos fenómenos extremos; a importância da investigação para mitigar os fenómenos; as soluções smart para tornar cidades costeiras mais resilientes, são alguns dos tópicos de discussão no debate que contará com o Eng. Pimenta Machado, Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), como orador.
José Carlos Pimenta Machado é licenciado e pós-graduado em Engenharia do Ambiente (Universidade de Aveiro e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, respetivamente) e detém um Master in Public Administration, pela Universidade Católica e o Curso de Estudos Avançados de “Defesa Nacional”. Tem dedicado a sua vida profissional à área do ambiente, tendo integrado as várias instituições regionais do Ambiente (Região Norte), onde desempenhou funções na gestão dos recursos hídricos. Entre 2008 e 2011 foi Diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Litoral da Administração da Região Hidrográfica do Norte, IP e posteriormente, entre 2012 até 2018, Administrador Regional da ARHN, departamento descentralizado da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). É desde maio de 2018, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da APA. Exerce as funções de Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Norte desde 2013, assim como de Presidente da Sociedade Polis Ria de Aveiro, desde 2018. É membro da direção do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos, da Faculdade de Engenharia do Porto.
Luísa Schmidt, investigadora e coordenadora do ICS-ULisboa, será a moderadora da conferência.
Entre os dias 10 e 12 de outubro, a FIL, no Parque das Nações, volta a ser palco de mais uma edição do Portugal Smart Cities Summit. Promovida pela Fundação AIP, esta é a nona edição do evento.