Phenix salva cinco mil toneladas de alimentos nos primeiros seis meses do ano
A Phenix apresenta o barómetro anti-desperdício, referente ao primeiro semestre de 2024, em Portugal. Neste semestre, a startup registou cerca de cinco milhões de quilos de alimentos salvos, o dobro do valor conseguido em relação ao mesmo período de 2023, e o correspondente a quatro milhões de refeições salvas.
No total, foram mais de 15 milhões de euros em doações, um aumento de cerca de 3,2 milhões de euros face aos dados do período homólogo. O barómetro indica ainda que houve uma poupança de 35 mil toneladas de dióxido de carbono.
“Apesar do abrandamento da inflação em todo o mundo, continuamos a verificar que são cada vez mais as famílias que dependem de doações e dos cabazes anti-desperdício. No mesmo período do ano passado, tínhamos registado percentagens altas de crescimento nas doações e na venda de cabazes na app. Neste 1º semestre, voltámos a crescer nestes dois indicadores, tendo registado um crescimento de 8% nas doações e um crescimento de 15% na app, com os nossos cabazes”, afirma Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal.
A app da Phenix, que permite a compra de excedentes em bom estado para consumo a preços mais baixos, registou mais oito mil cabazes no primeiro semestre do ano, quando comparado com o período homólogo. No total, foram adquiridos 51.300 cabazes neste período de seis meses.