Phenix combateu desperdício alimentar e salvou 25 milhões de refeições em 2023
A Phenix, startup francesa que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, acaba de apresentar o seu barómetro anual, referente ao ano de 2023, em Portugal. Num ano fortemente marcado pela instabilidade económica, pela inflação e pela implementação do cabaz IVA 0%, a empresa registou 12 mil toneladas de alimentos salvos. No mesmo período de 2022, a Phenix tinha registado nove mil toneladas.
Depois de, em novembro de 2023, ter atingido o recorde de um milhão de refeições salvas, a Phenix registou, até ao final de dezembro de 2023, 25 milhões de refeições salvas,mais sete milhões de refeições quando comparado com o ano de 2022. No total, foram poupadas 85 mil toneladas de dióxido de carbono, o que representa 6.405 viagens de avião Lisboa – Paris. Este valor reflete um aumento de 22 mil toneladas face aos dados do período homólogo.
Paralelamente, a Phenix registou, em 2023, 38 milhões de euros em doações, o que representa 50 mil ordenados mínimos em Portugal. No ano de 2022, tinham sido registados 30 milhões de euros.
No que ao número de famílias ajudadas diz respeito, em 2023, a startup conseguiu apoiar 450 mil famílias. Este valor é bastante superior ao de 2022 que se situou nas 100 mil famílias apoiadas.
A Phenix é parceira em Portugal de 3.000 associações beneficiárias de norte a sul do país, conta com o apoio de empresas como a Sonae, Bimbo e o Grupo Brisa e prevê um crescimento de clientes e parceiros e, consequentemente, um crescimento de 18,30% de valor doado.
Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal reforça “2023 foi um ano marcado por grandes desafios para as instituições e para as famílias portuguesas e isso verificou-se no aumento de famílias ajudadas pela Phenix. Em apenas um ano, passámos das 100 mil para as 450 mil famílias ajudadas. É um número que nos deixa preocupados, é certo, mas que nos faz lutar ainda mais pela causa do desperdício alimentar. Ainda há muito caminho a percorrer e, em 2024, vamos concentrar-nos no crescimento de clientes e parceiros, de modo a salvar ainda mais alimentos e entregar a quem mais necessitar. Esta é, e será sempre, a nossa missão: combater o desperdício e ajudar cada vez mais instituições e famílias”.