O projeto Quarteira Lab contabilizou no ano passado um aumento de 22% de peões e bicicletas, correspondendo quase a 942 mil pessoas e 132 mil bicicletas, valores significativamente superiores a 2021.
Com o objetivo de reduzir as emissões de CO2, a iniciativa da Câmara Municipal de Loulé para a descarbonização nasceu com a candidatura ao programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização, financiado pelo Fundo Ambiental, e lançou desde início soluções de mobilidade suave com a criação de uma ciclovia em cada um dos sentidos de trânsito e com a instalação de um sistema de contagem de peões e bicicletas, em tempo real.
O aumento da população na Quarteira durante o verão levou a que se regista-se em agosto os números mais elevados, cerca de 138 mil pessoas e 16 mil bicicletas a passar no cruzamento da Avenida Carlos Mota Pinto com a Rua Vasco da Gama.
A construção da ciclovia deu origem a ligações a Vilamoura e ainda, segundo dados da GNR, reduziu a sinistralidade no local, que em 2018, sem a ciclovia, contabilizava 51 acidentes de viação. Em 2022, registaram-se 33 acidentes, menos 26%, e também a descida do número de atropelamentos em 86%.
Sem o registo das distâncias percorridas, se cada ciclista tivesse andado os 900 metros da ciclovia, ter-se-ia evitado a emissão de 12,8 toneladas de CO2, caso o mesmo percurso tivesse sido feito de carro.