No âmbito do Pacto Ecológico Europeu, lançado pela Comissão Europeia, a iniciativas Pacto Europeu para o Clima lança os “Peer Parliament“, onde os portugueses são desafiados a reunirem-se com os amigos, familiares, vizinhos ou colegas, e discutir questões chave da perspetiva da sua vida quotidiana.
O objetivo passa por reunir pessoas para debater como veem a transição para a neutralidade climática a funcionar na prática, através da partilha de opiniões diretamente “da mesa da cozinha para Bruxelas”, e ajudar a fazer face aos grandes desafios que a sociedade enfrenta, tomando decisões ousadas e justas, e a desenvolver soluções em conjunto. “Esta é uma oportunidade para dar a conhecer aos responsáveis políticos europeus que tipo de futuro é desejado e poder partilhar ideias de como será possível atingir os ambiciosos objetivos climáticos”, pode ler-se num comunicado.
Os “Peer Parliament” irão abordar três diferentes segmentos, nomeadamente a mobilidade sustentável; a energia sustentável; e o consumo sustentável.
De acordo com a mesma nota, qualquer pessoa poderá ser anfitriã de um ou mais “Peer Parliament“s e tornar-se uma pioneira da ação climática na comunidade.
Para o fazer, devem ser seguidos alguns simples e breves passos:
- Inscrição enquanto host e convidar entre 5 a 10 pessoas para uma reunião num qualquer local à escolha.
- Gestão do Peer Parliament através de materiais didáticos disponibilizados previamente e interagir enquanto moderador no debate.
- Partilha dos resultados do debate que serão apresentados num relatório final a debater com os decisores políticos europeus e partes interessadas.
Não se trata de ouvir os decisores políticos, mas conhecer e debater o que efetivamente deverá ser feito na prática, dando voz a qualquer pessoa que pretenda partilhar as suas ideias ou até preocupações, tornando-se um pioneiro da ação climática.