O Pátio da Água, iniciativa da EPAL realizada em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova, regressa à Avenida da Liberdade nesta sexta-feira, 26 de julho, e com atividades até ao dia 1 de outubro.
Entre as propostas estão workshops de tingimento natural de tecidos e de poder medicinal da água (uma visão holística deste elemento), e ainda os showcookings. Também haverá espaço para momentos musicais com concertos e Dj’s e a habitual oferta de picolinis da marca Santini.
O primeiro workshop decorre já no dia 26 com a influenciadora digital Sara Diniz, que partilhará a técnica de impressão botânica de tecidos, utilizando pigmentos resgatados da cozinha, flores e folhagens em pedaço de algodão e onde a água tem um papel fundamental.
“O tema da edição deste ano é ‘Água pela Paz’ para dar continuidade ao mote lançado pelas Nações Unidas aquando das celebrações do Dia Mundial da Água. Desta forma, a EPAL pretende alertar para a importância do recurso Água nos conflitos armados e relembrar que o seu acesso é um direito humano fundamental”, explica Nuno Campilho, Diretor de Comunicação, Marketing e Comunicação Ambiental da EPAL.
A EPAL, durante todo o ano, sensibiliza o público escolar, desde o ensino pré-escolar ao universitário, e a comunidade no geral, para que seja feita uma gestão eficiente da água e a escolha pela opção sustentável de consumir água da torneira. Assim, a entidade reservou o espaço do Pátio, nas quartas-feiras de manhã (10h-11h), para receber público escolar e realizar ações de sensibilização e educação ambiental. Todas estas ações serão adaptadas aos respetivos graus de ensino/idades, não tendo qualquer custo. As inscrições devem ser feitas aqui.
O Pátio da Água funcionará de segunda a sexta-feira, entre as 11h30 e as 18h30 (encerra aos feriados). A participação nestes eventos poderá estar sujeita a inscrição prévia que será anunciada nas páginas da EPAL nas redes sociais.