Pátio da Água recebe Chakall que dá dicas de como poupar água e aproveitar os alimentos na cozinha
Na passada quinta-feira, 25 de julho, o Pátio da Água Móvel — na sede da EPAL — recebeu o Chef Chakall para um Show Cooking verdadeiramente “Circular”, promovendo a utilização da água da torneira na cozinha e um melhor aproveitamento dos alimentos, contra o desperdício alimentar.
A EPAL aproveitou a ocasião para anunciar uma nova ação conjunta com a Zomato, além do Show Cooking, que se destina a promover os restaurantes e cafés de Lisboa que aderem ao consumo de água da torneira e que a disponibilizam aos seus clientes. Os estabelecimentos são anunciados na app da Zomato para que lisboetas e turistas escolham o seu restaurante ou café de forma consciente e, sobretudo, mais sustentável. Esta iniciativa tem a parceria da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Lisboa E-Nova, Turismo de Portugal e da Associação ZERO.
José Sardinha, presidente da EPAL, explica a ideia: “A Água por Natureza é circular. A economia mais circular que existe é a Água e, nesse sentido, porque grande parte do consumo de água é nas nossas habitações, grande parte desse consumo é nos banhos mas também na alimentação, achámos que deviamos ter este show cooking por forma a mostrar a todos que as boas práticas podem ir muito para além do consumo de água da torneira. Na reutilização dos alimentos e no desperdício final, na compostagem desses alimentos.”
Assim, “a nosso convite, o Chef Chakall vem ensinar-nos a poupar água nas cozinhas, na confeção de refeições, ao reutilizar alimentos na sua totalidade, com ZERO desperdício”. O Chef declara: “Quando falamos de economia circular, lembra-me bastante a forma como fui educado. Cresci num de restaurante de família que atravessou gerações e, antigamente, tudo se reutilizava e não havia desperdício. Hoje em dia, com o grande consumo, tudo isto mudou. A água é também um tema muito importante na minha vida. Quando estive em África houve muitos momentos em que não tinha acesso a ela e é nessas alturas que damos importância ao seu verdadeiro.”
À Ambiente Magazine, o Chef Chakall acrescenta que bebe água da torneira e que em Lisboa é ótima. “Tenho cinco filhos, o futuro é fundamental. Melhorar o presente que o futuro melhora-se sozinho, é uma das minhas frases favoritas”, conta. Segundo o Chef, o desperdício alimentar continua a ser uma realidade e “quanto mais alto o nível do restaurante pior é. O preço que se cobra às pessoas é alto então não há preocupação. Já vi um restaurante com estrela Michelin a utilizar apenas 3% de um produto e a jogar o resto fora”. Por norma, nos seus restaurantes, Chakall lava a cozinha apenas uma vez por semana e nos restantes dias limpa a seco.
Dicas by Chakall
Com a mesma água conseguimos fazer uma bebida, uma sopa e o caldo desta água para fazer um risotto. É preciso imaginação na utilização das cascas de frutas e legumes para outros pratos.
Uma máquina de lavar louça não serve apenas para lavar pratos. Segundo o Chef Chakall, ao mesmo tempo que lavamos a louça na máquina, podemos aproveitar a água e a sua temperatura para:
– Cozinhar ovos, gasta-se normalmente cerca de 0.5 a 1 litro de água;
– Cozer legumes (como espargos) dentro de um saco hermético, colocado também na máquina;
– Compota de frutos: Num frasco de vidro, coloque as peças de fruta cortadas em cubos e adicione açúcar e limão. Feche muito bem o frasco e coloque-o na máquina de lavar, juntamente com a louça suja. Coloque no programa económico et voilá… tem a sua compota de frutos pronta a comer.
Durante o show cooking, o Chef demonstrou ainda ser possível utilizar 2 litros para 5 pratos diferentes:
Chá: Num litro de água, coza casca de abacaxi, para fazer um chá que acompanhará a sua refeição (à água fervida da casca do abacaxi, junte lima, gengibre e hortelã para dar mais sabor);
Sopa: com mais um litro de água, aproveite para cozer um frango com legumes. Depois de cozido, retire o frango, desfie e deixe apenas os ossos. Servirá como entrada Sopa de legumes com ossos;
2 Pratos: Com o frango cozido, aproveite para confecionar um Frango com ratatouille. Com parte do caldo utilizado para fazer a Sopa, aproveite para cozer um Risotto de legumes e cogumelos;
Sobremesa: Com parte da água deste chá, aproveite para cozer o abacaxi, que poderá servir como uma bela sobremesa, fazendo um Carpaccio de Abacaxi.
Mandamentos do Chef Chakall na Cozinha
– Não cozinhe com muita água. Cozinhar com grandes quantidades de água faz com que se perca a riqueza de nutrientes presentes em alguns dos alimentos;
– Reaproveite, sempre que possível, a água. Ao cozer em água legumes e verduras, ocorre sempre a perda de boa parte de vitaminas e nutrientes. Segundo o chef, para que não se evite o desperdício destas vitaminas, é utilizar esta mesma água para cozinhar outros alimentos, como arroz, por exemplo. Esta água pode também servir para a rega de plantas, enriquecendo-as com vitaminas e sais minerais;
– Evite a perda de nutrientes. Cozinhe, sempre que possível, os alimentos com casca, para que evitar a perda de nutrientes.