Passagem de furacão nos Açores sem ocorrências graves

 

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Carlos Neves, afirmou ontem que não se registaram prejuízos nem consequências graves após a passagem do furacão Ophelia, apenas pequenas ocorrências.

“Durante a madrugada apenas houve o registo de quatro quedas de árvores, três no concelho de Ponta Delgada e uma na Povoação (ilha de São Miguel)”, adiantou o tenente-coronel Carlos Neves, em declarações à agência Lusa. O responsável acrescentou que no sábado, no caso do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) foram registadas cinco ocorrências relacionadas com pequenas derrocadas e uma infiltração numa moradia, enquanto em São Miguel, grupo oriental, foram intervencionadas três ocorrências, nomeadamente duas pequenas inundações e a queda de uma árvore.

O presidente da Proteção Civil dos Açores referiu também que “todo o dispositivo montado na sequência da aproximação ao arquipélago do furacão Ophelia já foi desmobilizado, mantendo-se o serviço normal de socorro às populações”. A aproximação do furacão Ophelia levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir vários avisos meteorológicos que, entretanto, já foram desativados.

*Foto de Reuters