Partilha de dados automóveis podem ajudar a reduzir tráfego e emissões de CO2

A NTT DATA, consultora global de negócios e tecnologia, anunciou uma parceria com a TOYOTA e o Grupo Mitsui Fudosan para o lançamento de uma iniciativa de partilha de dados automóveis, no sentido de reduzir o congestionamento de tráfego e as emissões de CO2.

Será então desenvolvida uma prova de conceito, utilizando os dados automóveis da TOYOTA MOTOR CORPORATION, num parque de estacionamento instalado no Mitsui Shopping Park LaLaport TOKYO-Bay, que pertence ao Grupo Mitsui Fudosan. Esta prova de conceito valida o processamento e a análise do histórico de dados de condução, assim como dados de condução em tempo real (velocidade do veículo e consumo do combustível). Os resultados desta análise serão colocados no website do LaLaport TOKYO-Bay, para refletir o estado de congestionamento das estradas circundantes, no sentido de se poder verificar se o sistema pode contribuir para a redução do fluxo de tráfego e o quanto pode contribuir para a redução das emissões de CO2.

“Como uma companhia de inovação global, a NTT DATA está a desenhar o caminho para que os clientes dos setores de retalho e automóvel consigam aproveitar todo o potencial da partilha de dados automóveis. Ao explorar novas abordagens, estamos não só a melhorar a experiência do cliente, mas também a trabalhar para um futuro mais sustentável. A multiplicação dos dados gerados por carros interligados revela a necessidade de criação de métodos de monetização que, não só garantam o retorno sobre o investimento, mas que também promovam o crescimento e desenvolvimento dos nossos clientes”, afirma Robb Rasmussen, vice-presidente da NTT DATA.