A Parques de Sintra viu recentemente aprovado o co-financiamento da candidatura de um projecto de protecção contra espécies invasoras ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) em 80%, com um investimento de cerca de 46 mil euros.
Outros quatro projectos viram o co-financiamento taambém aprovado, no âmbito do Programa Operacional Regional (POR) Lisboa. Os cinco projectos prevêem um investimento global de aproximadamente, 2.250.000 euros, dos quais 1.344.000 euros serão apoiados pelos programas. Todos os projectos decorrerão durante o ano de 2015, sendo que encontram-se de momento ou já em curso ou na fase inicial de implementação. O projecto de protecção contra agentes bióticos nocivos, ou espécies invasoras tem como foco a intervenção num conjunto de cerca de 24 hectares recentemente adquiridos pela Parques de Sintra na Tapada do Saldanha. Esta é uma área com ampla presença de valores naturais e espécies protegidas, que se encontra numa situação delicada devido à elevada densidade de espécies que não são características do território português (não-autóctones) e que têm um comportamento invasor. Estas espécies representam também uma elevada carga combustível, aumentando o risco de incêndio. Pretende-se continuar a identificar e eliminar as espécies invasoras, como é o caso das Acácias e Eucaliptos, recuperando assim as áreas de floresta nativa, potenciando a biodiversidade e minimizando o risco de perdas irreversíveis.
Relatório APA: Qualidade do ar em 2022 manteve-se no registo “bom”, semelhante aos anos anteriores
A APA (Agência Portuguesa do Ambiente) acaba de partilhar o seu Relatório de Estado do Ambiente 2024, que faz um resumo global de...