A Parques de Sintra recebeu, no início do mês de fevereiro, o Certificado de Gestão Florestal pela Soil Association, que atesta o cumprimento dos critérios do Forest Stewardship Council (FSC). Esta entidade pretende melhorar a gestão florestal a nível mundial, incentivando, através da certificação, os proprietários e gestores florestais a seguirem as melhores práticas sociais e ambientais.
O processo de certificação da Parques de Sintra foi concluído após uma auditoria efetuada por elementos de uma entidade certificadora independente e decorreu entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2015. A implementação de todos os procedimentos necessários à obtenção do certificado FSC é voluntária, pelo que esta distinção é encarada como uma forma de aplicar uma gestão de excelência às áreas florestais sob administração da empresa, que é posteriormente validada por uma entidade independente, revela o comunicado.
A Parques de Sintra explica que o processo de certificação serviu para consolidar as medidas de gestão florestal sustentável, apresentando resultados na melhoria e eficiência dos processos de gestão na empresa, assim como no planeamento, segurança dos trabalhadores e conservação dos valores naturais.
Os critérios implementados visam o compromisso e execução de medidas de gestão florestal sustentável, otimizando assim os procedimentos já aplicados pela Parques de Sintra. Com a certificação, as referidas medidas promovidas pela Parques de Sintra são comunicadas a partes interessadas que envolvem vários grupos locais, turísticos e outros, permitindo assim uma maior aproximação à comunidade local.
As áreas florestais certificadas correspondem a cerca de 448 hectares de um total de 661 hectares que se encontram sob gestão da Parques de Sintra (aproximadamente 70% da área).
No âmbito desta certificação, e em colaboração com a Associação para uma Gestão Florestal Sustentável, que representa o Forest Stewardship Council (FSC) em Portugal, realizou-se o primeiro workshop ibérico, que teve lugar no Palácio Nacional de Sintra e no Palácio de Monserrate nos dias 8 e 9 de julho de 2015. No mesmo âmbito, decorreu ainda a participação na conferência “Certificação Florestal – Uma Ferramenta para a Produtividade da Floresta”, que teve lugar a 9 de dezembro de 2015 na Sede da Ordem dos Engenheiros.