Parque Metropolitano da Biodiversidade recebe ação de sensibilização neste sábado

O Parque Metropolitano da Biodiversidade, em Corroios, vai receber, no próximo sábado, dia 11 de maio, entre as 10 e as 12 horas, uma ação de sensibilização com o mote “Floresta Segura”. Esta iniciativa é fruto de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal do Seixal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e o Núcleo de Proteção Ambiental de Almada, sendo dirigida aos proprietários rurais e à população em geral, pretendendo ser uma ação de sensibilização para a prevenção do risco de incêndio rural, com particular destaque para a limpeza de terrenos, redução de comportamentos de risco e medidas de autoproteção em caso de incêndio rural.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, explica que “a GNR, os bombeiros e a proteção civil articulam-se entre si, diariamente, na prevenção e, em caso de incêndio, na resposta à população. Contudo, a população deve também ter um papel importante nestas questões, quer em caso de incêndio, quer no seu dia-a-dia, seja na prevenção de incêndios, seja na aprendizagem no sentido de evitar comportamentos de risco. Por isso, faz todo o sentido abordar este tema, uma vez que o terreno do parque e a sua envolvente, situados nas freguesias de Amora e Fernão Ferro, constituem um espaço florestal classificado como Rede Natura 2000 e Área Prioritária de Prevenção e Segurança”.

Os intervenientes mais diretos serão o Gabinete Técnico Florestal, a Proteção Civil Municipal e o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR que irão realizar, no âmbito do estabelecido no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, esta ação de sensibilização dirigida aos proprietários e munícipes para divulgar e esclarecer acerca das melhores práticas de prevenção de comportamentos de risco e medidas de autoproteção em caso de incêndio rural. Esta ação é dirigida aos moradores e proprietários das freguesias de Amora, Corroios e Fernão Ferro, pretendendo-se esclarecer quais as obrigações legais existentes e explicar quais os comportamentos que devemos adquirir em espaço rural.